Você deve saber, por estudos realizados ou vivência pessoal, que a maioria das pessoas tem grande dificuldade em se conectar com outras pessoas. Por esse motivo, resolvi trazer uma lista de atitudes abaixo que podem ajudar a construir uma liderança efetiva ou desenvolver habilidades relacionais começando por si mesmo, desde que, claro, seja colocada em prática!
Durante a nossa Capacitação em Liderança Humanizada, orientamos nossos alunos a viver um exercício por semana, sugiro que você faça o mesmo.
Faça algo que você goste sozinho
Esse é um exercício da prática de apreciar a própria companhia observando suas reações individuais e decisões próprias de acordo a circunstância.
Observe as pessoas
Está prática vai fazer com que você desenvolva uma habilidade especial de conexão e antecipação ao comportamento humano. Ao tomar consciência do estado emocional de outra pessoa, que só é possível quando se coloca presente propositadamente, é quase impossível não gerar empatia e colaboração em circunstâncias diversas. A prática de observar as reações cotidianas de outras pessoas, pode refletir as vezes, o nosso próprio comportamento, o que nos dá uma grande vantagem para antecipar os resultados em nossa própria vida. Já ouviu aquela frase: Ah, eu sei onde isso vai dar!
Estimule para que falem delas
Pratique a escuta ativa. Apenas escutando atentamente o outro você poderá desenvolver a verdadeira empatia. E lembre-se: a melhor história da vida de alguém é a dela mesma.
Pratique elogios sinceros
Exercite a validação de características ou ações de pessoas próximas ou desconhecidas sem esperar nada em troca com intenção positiva. Quando elogiamos alguém, sinceramente, ativamos a produção de uma substância chamada dopamina, que é responsável pela sensação de prazer e recompensa. Isso nos faz pensar o quanto as palavras tem poder, não é? Costumo chamar em meus treinamentos de “palavras de encantamento”.
Sorria
O sorriso é sempre bem-vindo enquanto dura uma conversa ou ao dividir de um momento com alguém, mesmo que não a conheça. Ao sorrir ativamos um mecanismo que o cérebro responde com produção de substâncias neuroquímica relacionadas a sensação de prazer e bem-estar. Também quando o fazemos para outra pessoa, os chamados neurônios espelhos são acionados no outro promovendo empatia instantânea. Sabia que podemos treinar o riso? Diga em frente ao espelho a palavra “ótimo” de várias formas, exageradamente, invariavelmente acabará sorrindo, e estará instalando uma âncora para quando se aproximar de alguma pessoa e disser baixinho: ótimo! Trazer à memória do sorriso genuíno.
Estabeleça contato visual
Olhar nos olhos durante uma conversa demonstra segurança e confiança. Cientistas também estudam uma substância conhecida como feniletilamina que tem correspondência direta com a conexão entre as pessoas. Olhar nos olhos estreita os relacionamentos e aprofunda a intimidade, não apenas nas relações afetivo amorosas mas também entre familiares como pais e filhos. Pratique procurando descobrir a cor dos olhos das pessoas que quem convive.
Procure pontos em comum
Encontre assuntos em comum para que possam dialogar sobre. As pessoas gostam de pessoas semelhantes.
Não fale de Problemas
Cada um de nós já temos responsabilidade suficiente para darmos conta e não precisamos de uma carga extra.
por Jivan Pramod - CEO Instituto JP
Comments